qua. maio 22nd, 2024

Iniciativa já levou milhares de mães com bebês de até 18 meses à mais de cinco mil sessões especiais de cinema realizadas em todo o país

 

Passar uma tarde no escurinho do cinema na companhia de seu bebê parece inusitado, não é mesmo? Mas é isso que o CineMaterna oferece: um programa para a mãe se divertir em um cenário perfeito para relaxar e retomar a vida social junto ao mais novo membro da família.

“O pós-parto é sempre um momento delicado e sair de casa pode ser um desafio. E é nessa fase da vida, em que a mulher está muito dedicada ao filho, mas também muito carente de diversão, que o CineMaterna tira essa mãe de casa e a leva para o cinema, mas sempre junto de seu bebê, que muitas vezes ainda mama e precisa de sua companhia. O CineMaterna conhece profundamente esse universo e promove o retorno dessas mulheres à vida social, proporcionando entretenimento e cultura. No cinema, elas desfrutam de um momento de alegria e relaxamento” conta Irene Nagashima, fundadora do CineMaterna.

Com a meta de promover o resgate social das mães no pós-parto – um momento especial, mas de muita vulnerabilidade – um grupo de mães se uniu em 2008 e criou o CineMaterna. Desde então, a organização sem fins lucrativos promove sessões especiais de cinema para mães com bebês de até 18 meses.

Nas sessões CineMaterna tudo é preparado especialmente para que mães e bebês sintam-se confortáveis durante a exibição do filme. Não há preocupação com choro e ainda tem a facilidade de poder trocar a fralda do neném sem precisar sair da sala de exibição e, assim, não perder nenhuma cena do filme. As salas são levemente iluminadas, com som e ar condicionado suaves; e ainda dispõem de trocadores abastecidos com fraldas, pomadas e lenços umedecidos, que podem ser usados gratuitamente. As mães contam também com um tapete emborrachado para os bebês que já andam ou engatinham e um ‘estacionamento’ improvisado de carrinhos de bebê, na entrada da sala.

“Saí recentemente de uma depressão pós parto, que durou 7 meses. Agora acordei para a maternidade e estar em uma sessão de cinema com meu filho foi ótimo pra nós dois. Tudo foi magnífico! Obrigada CineMaterna!”, contou Patrícia Neves, de São José dos Campos.

Em quase nove anos de atuação, o CineMaterna já levou mais quase 400 mil pessoas, entre adultos e bebês, à mais cinco mil sessões que já realizou por todo o país. Presente em mais de 40 cidades de 17 estados, a iniciativa conta com uma equipe formada por 350 colaboradoras, entre administrativo e mães voluntárias, que atuam nos cinemas recepcionando o público, prontas para ajudar em caso de necessidade.

O sucesso do CineMaterna é unânime entre as mães, que não dispensam elogios à iniciativa. Os filmes, geralmente de temática adulta, são escolhidos por elas, que podem se cadastrar no site da Associação CineMaterna (www.cinematerna.org.br) e votar nos longas disponíveis para cada sessão.

“Meu filho tinha dois meses quando fomos pela primeira vez e desde então vamos sempre que possível. Considero o CineMaterna uma terapia para as mães. Assistir a um bom filme é ótimo, porém o mais legal é o programa em si, se arrumar para ir ao cinema, sair um pouco da rotina –  que é gostosa, mas bastante cansativa – e conhecer outras mulheres na mesma situação”, conta Gabriela Netto, psicóloga e mãe do Bernardo.

“Já fui a mais de 10 sessões CineMaterna. Nem preciso dizer que adoro! É, sem dúvida, o dia mais esperado! Minha bebê já está totalmente acostumada. Vi mais filmes depois de seu nascimento do que antes! O trabalho que o CineMaterna faz é fundamental para o nosso bem estar no período do pós-parto!”, conta entusiasmada Fernanda Almeida.

“O compromisso número um do CineMaterna é promover o resgate social das mães por meio da cultura. Queremos ajudar essas mulheres a tirar o pijama e a se aventurar para além do consultório do pediatra. Queremos que elas descubram que, sim, o mundo continua igual lá fora e elas podem fazer parte dele com o seu bebê nos braços”, enfatiza Irene.CineMaterna - foto em alta 14

Os filmes, geralmente de temática adulta, são escolhidos pelas próprias mães, que podem se cadastrar no site da ONG e votar nos longas disponíveis para cada sessão.

Um dos desafios inerentes à chegada em novas cidades é se tornar conhecido entre as mães da região. Para isso, as redes sociais são uma estratégia usada para atrair o público para as sessões de lançamento, que normalmente, são gratuitas para as mães e seus bebês, além de um acompanhante.

Patrocinada por Natura Mamãe e Bebê, a Associação CineMaterna é uma empresa sem fins lucrativos.

www.cinematerna.org.br

 

 

 

Sobre o CineMaterna:

O CineMaterna nasceu em 2008, quando um grupo de mulheres se reuniu e partiu para o cinema mais próximo com seus bebês “a tiracolo”. Assim surgiu a iniciativa que promove sessões de cinema especialmente dedicadas às mães que têm filhos de até um ano e meio e queiram recomeçar a rotina de passeios, mas sem precisar deixar os bebês aos cuidados de terceiros.

A iniciativa está presente nas principais salas de cinema do país e é pensada para fortalecer o vínculo mãe e filho, proporcionando a elas uma oportunidade de retornar à vida cultural e criar uma nova rotina saudável, de lazer, integração e convívio social. As salas são adaptadas, visando o conforto das mães e dos bebês.

As mães podem se cadastrar e votar nos filmes que querem assistir, bem como ter mais informações pelo site: http://www.cinematerna.org.br, onde estão disponíveis galeria de fotos, depoimentos e a programação de filmes para o mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *