dom. maio 19th, 2024

Programação inclui oficinas, visitas mediadas, acessibilidade e atividades infantis

Inspirado nas exposições em cartaz na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, o Programa Educativo Gente Arteira convida o público para as atividades especiais de dezembro, destinadas a pessoas de todas as idades. Nos dias 4 e 5 (terça e quarta) e 6 e 7, das 17h às 20h, duas turmas terão a oportunidade de experimentar a arte de Jorge Fonseca através da Oficina de Bordado, que explora as possibilidades do bordado enquanto técnica e criação. Serão ensinados pontos básicos para a criação de desenhos no suporte do bastidor.

Jorge Fonseca, maquinista de trem e marceneiro por mais de 15 anos, constrói em suas obras um novo significado a objetos do imaginário coletivo e aponta brechas de afeto em coisas simples do cotidiano. A exposição “Labirinto de Amor” fica em cartaz até dia 23 de dezembro na CAIXA Cultural Rio.

No dia 8 (sábado), às 15h, os pequenos poderão brincar de investigação na atividade “Detetives da Arte”, uma aventura no universo de cores, formas e texturas, para desvendar toda força do amor através da arte de Jorge Fonseca. Já no dia 15 (sábado), às 15h, o pequena Gente Arteira levará crianças de 1 a 4 anos para embarcar em uma viagem pela exposição Labirinto de Amor, através das histórias dos personagens e das memórias interioranas contadas pelo artista.

A exposição “O Ordinário Rafael Sica”, com trabalhos do quadrinista e ilustrador gaúcho, exibida até dia 23 de dezembro, será o pano de fundo para a oficina de História em Quadrinhos, que será realizada durante três dias, de 11 a 13 de dezembro (terça a quinta). A proposta é explorar as técnicas do desenho e da arte sequencial e apresentar um panorama histórico ao público, instigando um olhar crítico para a linguagem gráfica.

Valorizando democratização da arte, a Oficina de Audiodescrição: acessibilidade cultural para pessoas com deficiência visual ,agendada para os dias 18 e 19, tem por objetivo sensibilizar sobre a importância de práticas educativas acessíveis às pessoas com deficiência visual nos espaços culturais. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que pessoas com deficiência visual possam assistir e compreender exposições de arte, filmes, programas de televisão, peças de teatro, eventos culturais, entre outros.

Atividades fixas:

O Gente Arteira também possui algumas atividades fixas. Aos sábados, das 14h às 18h, o Ateliê criativo parte das exposições em cartaz na CAIXA Cultural para desenvolver a criatividade do público por meio de uma série de práticas e experimentações voltadas a diversas faixas etárias.

Enquanto isso, as Ações de Galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais por meio de visitas mediadas ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças às sextas-feiras, nos intervalos das 13h às 14h e das 17h às 18h.

Outras informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br e pelo telefone (21) 3980-4898.

Programação:

Oficina de Bordado

Datas: Turma 1: dias 4 e 5 de dezembro (terça a quarta – oficina continuada) / Turma 2:  dias 6 e 7 de dezembro (quinta e sexta- oficina continuada)

Horário: das 17h às 20h

Local: Oficina 1

Público-alvo: Estudantes e profissionais de artes, literaturas e áreas correlatas

 Detetives da Arte na exposição “Jorge Fonseca –  Labirinto de Amor”

Datas: 8 de dezembro (sábado)

Horário: 15h

Local: Oficina 1

Público-alvo: Crianças a partir de 5 anos

 

Oficina de Histórias em Quadrinhos

Datas: 11, 12 e 13 de dezembro (terça a quinta- feira- oficina continuada.)

Horário: das 17h às 20h

Local: Oficina 1

Público- alvo: profissionais e estudantes da área de artes, fotografia e público interessado na temática.

Pequena Gente Arteira na exposição “Jorge Fonseca –  Labirinto de Amor”

Datas: 15 de dezembro (sábado)

Horário: 15h

Local: Foyer e Galeria 2

Público-alvo: Crianças de 1 a 4 anos

Oficina de audiodescrição: Acessibilidade cultural para pessoas com deficiência visual.

Datas: 18 e 19 de dezembro (terça a quarta-feira – oficina continuada)

Horário: das 17h às 20h

Local: Oficina 1

Público- alvo: Para pessoas cegas e videntes. Profissionais e estudantes da área de educação, pedagogia, artes, comunicação, museologia e público interessado na temática.

Ações de galeria:

De terça a sexta-feira, de 13h às 14h; 17h às 18h e 19h às 20h

Serviço:

Programa Educativo CAIXA Gente Arteira

Entrada franca

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Classificação Indicativa: Consultar programação