qua. abr 17th, 2024

 

Prática influencia as pessoas a adquirirem um estilo de vida mais consciente e integrado ao bem-estar e qualidade de vida, além de contribuir com os resultados efetivos da alta performance

O conhecimento sobre Mindfulness tem se popularizado no Brasil e muitas empresas já o adotaram como recurso para uma melhor qualidade de vida no trabalho e na redução do stress. Mas você já ouviu falar que ele também é um dos grandes passos para alta performance e está diretamente ligado ao seu desenvolvimento pessoal?

Isso mesmo, para quem ainda não conhece, Mindfulness é um estado mental, contrário ao viver desatento, no piloto automático, é uma técnica meditativa de atenção plena. São exercícios atencionais derivados de algumas práticas meditativas que usam o próprio corpo (respiração, sensações corporais), como âncoras para o treinamento da atenção.

“A regularidade de seus exercícios meditativos auxiliam na melhora da capacidade de concentração, manutenção do foco diante de tarefas diárias e também no bom relacionamento interpessoal”, explica a psicóloga organizacional e coach especialista em Mindfulness.

Uma pesquisa que saiu recentemente e está relacionada a essa técnica é o fato de que o cérebro é o maior responsável pelo sucesso e fracasso de nossas ações. O desenvolvimento pessoal e a alta performance estão diretamente ligados a ele. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (M.I.T) em parceria com vários neurocientistas da Universidade de Stanford e Harvard. O estudo consistiu em analisar e interagir com o cérebro de atletas recordistas. De acordo com essa analise, foi concluído que 8 ações praticadas no dia a dia contribuem para que os resultados sejam efetivos:

  1. Escrever os objetivos e ser muito específico, essa prática aumenta em 39.5% as suas chances de ter um melhor resultado;
  2. Aprender a lidar com a frustração;
  3. Praticar meditação mindfulness diariamente;
  4. Socializar com pessoas que tiveram bons resultados na vida e que vão te inspirar;
  5. Exercitar-se 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana;
  6. Saber perseverar por longo prazo. Ser persistente!;
  7. Alimentação com boa qualidade nutricional;
  8. Técnicas de visualização – Se ver dentro de uma situação ou posição que deseja muito.

Os problemas de concentração, foco e ansiedade, estão ligados à evolução e o rumo que o mundo tem tomado, cheio de novidades e informações, em que todas as esferas estão em constante mudança. A sobrecarga de inovações gera muitas tarefas, compromissos, obrigações e consequentemente preocupações para se organizar e, além disso, se adequar para sobreviver a este novo cenário.

As questões de insegurança são pautadas pelo cenário político, econômico e social do país e do mundo. Saber se vai ser útil ou não para determinadas atividades, juntamente com outros pontos criam uma sociedade ansiosa, insegura e que adquire com o tempo problemas ligados ao emocional.

Agora que você já sabe o caminho para adquiri melhor êxito na vida pessoal e profissional é necessário ter determinação e manter a mente sempre focada. De acordo com o renomado psicólogo formado pela Universidade de Harvard, Daniel Goleman, a atenção é um músculo mental. “Assim como a musculação, a atenção pode ser fortalecida da mesma maneira e Mindfulness intensifica a conectividade dos circuitos da atenção”. É necessário exercitar a mente para alcançar seus objetivos.

Sobre Wiwi Parra

Há dois anos, a psicóloga organizacional, Wiwi Parra, assumiu a missão de oferecer treinamentos, palestras, workshops e coaching voltados para o desenvolvimento profissional utilizando princípios de Mindfulness, buscando direcionar e apoiar pessoas em suas trajetórias de crescimento profissional e pessoal. A prática regular promove bem-estar, qualidade de vida no trabalho, estabelece boa interação nas relações entre as pessoas, ajuda na melhor obtenção de foco e no ambiente corporativo.

A profissional conta com mais de 15 anos dedicados a área de Recursos Humanos, voltada para o desenvolvimento humano e profissional em grandes organizações nacionais e multinacionais, por meio de capacitação profissional, coaching, programa de qualidade de vida para organizações e responsabilidade social (programas de inclusão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *