dom. jul 14th, 2024

A caravana percorrerá duas cidades: Belo Horizonte e Betim e terá a participação de mulheres líderes de mais de 25 cidades mineiras

Marcando um movimento inédito em direção à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino na política, a  “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política” visitará mais duas cidades: Belo Horizonte e Betim (MG). Os encontros acontecerão na próxima quinta-feira (20), na sexta-feira (21) e no sábado (22), com a participação de mulheres inspiradoras e líderes, como a deputada federal do PCdoB-RJ, Jandira Feghali, que estará em dois debates: “Um país com equidade e mais saúde para as mulheres” e “Caravana mulheres pelo Brasil: por um país com mais mulheres na política”.

Organizada pela Secretaria Nacional das Mulheres do PCdoB, durante a edição mineira da Caravana, estão programadas atividades culturais – roda de samba, sarau, campanha de arrecadação de absorventes contra a pobreza menstrual e ações em solidariedade ao Rio Grande do Sul. Também acontecerá o lançamento do livro “Mulher Preta na Política”, de Olívia Santana, deputada estadual PCdoB-BA, debates, oficinas, rodas de conversa, bem como uma homenagem às mulheres de Betim, com a entrega do Prêmio Mulheres Visíveis pelo Bem Comum, que tem como objetivo reconhecer, valorizar e celebrar a atuação dessas feministas na cidade.

Para Daniele Costa, secretária nacional das Mulheres do PCdoB, a participação política feminina é fundamental na luta pela garantia dos direitos humanos:

“A Caravana chegará em Minas Gerais com um grande desafio: incentivar a participação política das mulheres na luta contra as ofensivas da extrema direita, que ataca os direitos humanos conquistados. Podemos observar isso no caso do PL 1904, conhecido como o PL do Estuprador, que penaliza as mulheres vítimas de violência sexual ao invés de quem comete o crime”, destaca a ativista.

O evento conta com a presença confirmada de lideranças femininas, como Jô Moraes, ex-deputada Federal PCdoB MG; Zilma Silveira Nogueira Reis, coordenadora da diretoria de Educação e Difusão do Conhecimento do Centro de Inovação e Inteligência Artificial para Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG; Dani Costa, cientista política mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFBA; Olívia Santana, deputada estadual PCdoB BA; Marlise Matos, professora da UFMG, entre outras.

Para Jô Moraes, a Caravana representa um marco importante na mobilização e conscientização das mulheres brasileiras:

“No momento em que o país vive, mais do que nunca, é necessário que as mulheres participem dos processos tanto da organização da sociedade como dos espaços da política. A Caravana é uma oportunidade ímpar, que leva para as ruas, para as redes, para os espaços de debate, aquilo que é fundamental, o cotidiano, os problemas e as respostas das mulheres”, destaca Jô.

Com a participação de especialistas em gênero, professoras, artistas, militantes, parlamentares, trabalhadoras e estudantes, as mulheres poderão desenvolver um debate acerca da criação de uma plataforma de políticas públicas destinadas a promover cidades democráticas, inclusivas e sustentáveis, em antecipação às eleições de 2024.

Confira a programação completa em: https://mulher.pcdob.org.br/

PROGRAMAÇÃO DA CARAVANA EM MINAS GERAIS:

20/06 – Quinta-feira

19h às 22h – Debate.

Tema: Caravana mulheres pelo Brasil: por um país com equidade e mais mulheres na política.

Homenagem às Mulheres de Betim – Prêmio Mulheres Visíveis pelo Bem Comum.

Mediadora: Barbara Ravenna (Presidenta da UBM MG).

Convidadas(os): Jô Moraes (presidente da Fundação Maurício Grabois Minas Gerais e ex-deputada Federal PCdoB MG), Dani Costa (cientista política mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFBA e Secretária Nacional de Mulheres do PCdoB), Tiago Santana (vereador PCdoB Betim), Flávio Saddam (presidente do PCdoB Betim), Priscila Ribeiro (presidente União Brasileira de Mulheres-UBM Betim).

Local: Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região (Av. Bandeirantes, nº 975, Filadélfia, Betim).

21/06 – Sexta-feira

10h às 12h – Debate.

Tema: Um país com equidade e mais saúde para as mulheres.

Mediadora: Jô Moraes (presidente da Fundação Maurício Grabois Minas Gerais e ex-deputada federal PCdoB MG).

Convidadas(os): Jandira Feghali (média, deputada federal PCdoB RJ, vice líder do governo, titular da comissão de Saúde, vice-presidenta da comissão de Cultura e relatora da Lei Maria da Penha), Zilma Silveira Nogueira Reis (coordenadora da diretoria de Educação e Difusão do Conhecimento do Centro de Inovação e Inteligência Artificial para Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG), Dani Costa (cientista política mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFBA e Secretária Nacional de Mulheres do PCdoB).

Local: Auditório do CETES 6º andar – Faculdade de Medicina da UFMG.

14h às 16h – Debate.

Tema: Caravana mulheres pelo Brasil: por um país com equidade e mais mulheres na política.

Mediadora: Júlia Inez (Secretária Estadual de Mulheres do PCdoB).

Convidadas(os): Jandira Feghali (média, deputada federal PCdoB RJ, vice líder do governo, titular da comissão de Saúde, vice-presidenta da comissão de Cultura e relatora da Lei Maria da Penha), Dani Costa (cientista política mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFBA e Secretária Nacional de Mulheres do PCdoB), Valéria Morato (presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB).

Local: Casa de Jornalista.

19h às 21h – Mulher Preta na Política.

Atividade: Lançamento de livros.

Mediadora: Celina Areas (Secretária de Mulheres da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-CTB).

Convidadas: Olívia Santana (autora e deputada estadual PCdoB BA) e Marlise Matos (professora da UFMG).

Comentários: Antônia Aranha, Valéria Morato, Lina Rocha, Edvalda Souza Modesto, Bárbara Ravena, Sofia Amaral, Marilda Silva.

Local: Casa de Jornalista.

22/06 – Sábado

9h às 13h – Oficina.

Tema: Legislação, prestação de contas eleitoral e comunicação.

Mediadora: Andressa Schpallir (Secretária Estadual de Comunicação PCdoB MG).

Convidadas(os): Carolina Lobo (advogada), Mariana Viel (jornalista).

Local: Casa de Jornalista.

16h às 18h – Atividade cultural.

Encontro: amor, política e feminismos.

Campanha de arrecadação de absorventes contra a pobreza menstrual.

Banca da Associação Nacional de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania-ADJC.

Local: Praça Ernesto Tassini (em frente ao Bar do Orlando).

17h às 17h30 – Atividade em solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul-RS.

  • Convidadas: Pré-candidatas a vereadora em Minas Gerais-MG.
  • Local: Praça Ernesto Tassini (em frente ao Bar do Orlando).
  • 18h às 20h – Roda de samba.
  • Local: Praça Ernesto Tassini (em frente ao Bar do Orlando).

Foto: Keiny Andrade

By