dom. jul 14th, 2024

O que é o vinho? Como ele é feito? Quais são seus benefícios para a saúde? Ouvi dizer que é afrodisíaco, verdade? O que é um vinho frisante tem diferença para uma espumante? Estas são algumas das perguntas respondidas neste livro.

O Céu de Baco – Uma viagem aos prazeres do vinho, é um livro que pretende apresentar ao leitor leigo, porém amante da bebida, todas as suas nuances e potencial a ser explorado durante uma degustação. Sem ser “enochato”, o autor aborda uma visão global do ato da profissão de Sommelier com as técnicas de degustação e harmonização buscando trazer ao leitor a vivência da cultura enológica que tem a pretensão de formar o leitor em um autêntico Sommelier.

Neste livro o leitor depara-se com aspectos curiosos da história do vinho desde seu surgimento na região entre os rios Tigres e Eufrates – antiga região da Mesopotâmia e atual Irã e Iraque – passando pela simbologia e importância ritualística em religiões como a Cristã e posteriormente encarado como remédio até ser entendido como um dos mais nobres prazeres.

O vinho tem propriedades benéficas à saúde, conduz o homem e a mulher ao prazer por ser muito afrodisíaco e por estas e outras é chamado de “bebida espirituosa”. Napoleão Bonaparte dizia que pão até poderia faltar aos seus soldados porém, o vinho jamais! Pois, lhes conferia força, coragem e alimentava-os nas frentes de batalhas.

Todas estas questões, os métodos de vinificação em tinto, rosé, branco e espumante; as características climáticas e do solo; os vinhos do Novo Mundo e do Velho Mundo; tudo isto é abordado em uma linguagem bem leve e próxima do leitor que ao final saberá como escolher o vinho adequado para cada ocasião, será conhecedor da harmonização correta e um grande apreciador desta arte da degustação. Interessado em saber mais? Leia-o e deguste suas páginas!

Sobre o autor:

Danilo Bueno é sommelier, escritor e jornalista. Consultor para restaurantes e afins, palestrante e consultor em marketing digital, é editor do Portal Notícia Capital e um verdadeiro apaixonado pelo vinho.

 

Sobre a obra:

Título: O Céu de Baco – Uma viagem aos prazeres do vinho

Tema: Vinhos, Gastronomia, Qualidade de Vida

By

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *