dom. fev 25th, 2024

São 452 anos de história. Quase 453. Em 1º de março de 1565, era fundada a cidade do Rio de Janeiro. O Centro e a Região Portuária concentram a maior parte dos imóveis deste patrimônio histórico e, não só eles, mas também seu entorno é protegido. Obras neste tipo de território não são uma tarefa simples. Não é só interditar rua, cavar, construir e pronto: entregar à população. O que por si só não é tão sinônimo de simplicidade assim. ALei Federal nº 9.784 via Portaria nº 420 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) define regras e procedimentos a serem cumpridos para intervenções em áreas protegidas pela união ou no seu entorno para garantir a segurança e preservação da história brasileira.

Eu sou outro você, você é outro eu

Inlak’esh Halaken. No idioma Maia: Eu sou outro você, você é outro eu. É um cumprimento em que uma pessoa fala a primeira frase e a outra responde com a segunda. Uma maneira de mostrar igualdade entre elas. E também é o nome do mais recente trabalho dos artistas do Ateliê Cosmonauta, no Morro da Conceição. Fixado na Praça Leopoldo Martins desde o ano passado, projeto vinculado à Virada Cultural 2017 será ampliado agora com participação popular.

Museu do Amanhã promove oficina para transformar ambientes inabitáveis

O ser humano é o principal agente estimulador de mudanças ambientais e climáticas, contribuindo de maneira, talvez, irreversível para a redução da biodiversidade e as alterações das funções dos ecossistemas. Ao mesmo tempo, explora o espaço e projeta habitats para colonizar e viabilizar a vida em ambientes completamente desprovidos de vida ou ecossistemas. Equipamento cultural da Prefeitura do Rio, o Museu do Amanhã convida designers e artistas a trabalharem em conjunto com cientistas e engenheiros para contribuir para um futuro inovador.

Concessionária Porto Novo divulga balanço geral da operação de carnaval

Os números finais da operação de Carnaval na Região Portuária do Rio de Janeiro, conduzida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP) e pela Concessionária Porto Novo entre os dias 8 e 18 de fevereiro, dão a dimensão da complexidade e volume das tarefas executadas.  A Concessionária Porto Novo destacou uma equipe de aproximadamente 300 profissionais, que se dividiram em atividades como controle de trânsito, limpeza urbana, manutenção de espaços públicos e monitoramento dos túneis e vias expressas da região.

Dicas da Semana

Neste fim de semana tem Feira Sabores do Porto na Praça Mauá. Na Praça da Harmonia, no sábado, o 1857 Mercado Harmonia do Rock agita a Gamboa e a Feira do Cais estará entre os armazéns 3 e 4 na Orla Conde. No domingo estreia a peça Estação Terminal no Armazém da Utopia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *