seg. out 14th, 2024

 Programação reúne todos os 14 longas do diretor americano, além de debate, sessões comentadas e um curso de roteiro cinematográfico

 A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 23 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018 (terça a domingo), a mostra O Cinema de Hal Hartley, que reúne 14 longas-metragens e uma compilação de curtas de um dos mais cultuados diretores americanos dos anos 90. Sob curadoria do jornalista e crítico de cinema Leonardo Luiz Ferreira e produção da Buendía Filmes, a mostra também promoverá três sessões comentadas, um debate com críticos de cinema e convidados e um curso gratuito de introdução ao roteiro cinematográfico. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Trafegar por gêneros dentro do mesmo filme é uma das principais características que norteiam a filmografia de Hartley, ganhador de prêmios nos festivais Sundance, Cannes e outros. O público terá a chance de perceber esse diferencial em filmes como A Incrível Verdade (1989), Confiança (1990), Surviving Desire (1991), Simples Desejo (1992), Amateur (1994), Flerte (1995), As Confissões de Henry Fool (1997), Beatrice e o Monstro (2001), The Girl From Monday (2005), Fay Grim (2006) e My America (2014), além da compilação dos melhores curtas do cineasta.

O cinema independente norte-americano do fim dos anos 80 e 90 tem Hartley como uma das figuras-chave de um movimento que transcendeu e se espalhou pelo mundo. Nomes como Kevin Smith (O Balconista) e Richard Linklater (Jovens, Loucos e Rebeldes) também fazem parte deste período em que diversos autores trabalharam à margem do cinema de Hollywood para construir uma carreira sólida e autoral. É a chamada geração Sundance (nome do principal festival voltado para os títulos indies no mundo, com produções de baixo orçamento e aposta em roteiros pessoais e íntimos).

Hartley bebeu na fonte dos principais autores dos anos 60 e 70, entre eles Godard, para criar um cinema que dá igual atenção ao texto e à imagem. “O diferencial no trabalho de Hal está na criação de um universo fascinante e particular de personagens que permanecem com o espectador a cada filme assistido. O diretor soube extrair o melhor do cinema europeu e americano para criar obras contemporâneas que tangenciam ao mesmo tempo a comédia, o drama e o humor negro”, diz o curador Leonardo Luiz Ferreira.

Também roteirista, produtor e músico, Hartley é um diretor de vanguarda que parece estar sempre à frente de seu tempo. É um dos poucos autores estabelecidos no mercado que continua a dar suporte ao curta-metragem, bitola na qual pratica experiências visuais: de flertes a vídeo-arte a videoclipes, passando pelo cinema clássico narrativo.

Por pensar em novas possibilidades para o cinema, já em 1998 rodou o seu primeiro trabalho em digital com O Livro da Vida, estrelado pela cantora PJ Harvey, que aparece frequentemente em suas trilhas sonoras. No atual momento, com a crise de estúdios de cinema e a mudança de hábito de consumidores frente ao cinema e à TV, ele investe no streaming de seus filmes através do site de sua empresa Possible Films. Além disso, realizou uma campanha de financiamento coletivo para o longa Meanwhile (2011) e promoveu o lançamento de seu último filme de ficção, Ned Rifle (2014), tanto para cinema quanto para video on demand (Vídeo por Demanda).

Atividades paralelas:

A mostra na CAIXA Cultural Rio de Janeiro contará, ainda, com uma série de atividades extras, todas com entrada gratuita. Para um melhor entendimento do pensamento que Hartley construiu através dos filmes, haverá sessões comentadas pelo curador Leonardo Luiz Ferreira, pela crítica de cinema Raphaela Ximenes, do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema, e pelo também crítico de cinema Marcelo Janot (consultar programação).

Os dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro (sábados) estão reservados para o curso Introdução Básica ao Roteiro Cinematográfico, com o roteirista Sylvio Gonçalves, autor dos filmes Sem Controle (2007), S.O.S. – Mulheres ao Mar 1(2014) e (2015), Eu Fico Loko (2017), entre outros. O curso tem duração total de 8h, sendo dividido em duas aulas das 13h às 17h, e dará certificado aos alunos. Serão disponibilizadas 80 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail buendiafilmes@gmail.com.

Já no dia 02 de fevereiro (sexta-feira), às 19h, acontece o debate O Cinema de Hal Hartley, que terá à mesa a crítica do jornal O Globo, Susana Schild, o cineasta José Joffily (A Maldição do Sanpaku, 1991) e mediação do curador da mostra.

Programação:

23 de janeiro (terça-feira)

19h – Sessão de abertura: Flerte (1995), Alemanha/EUA/Japão, 85min, Digital, 14 anos + lançamento do catálogo/livro O Cinema de Hal Hartley

24 de janeiro (quarta-feira)

16h30 – Simples Desejo (1993), EUA/Itália/Reino Unido, 105 min, Digital, 14 anos

18h30 – Ambição (1991), EUA, 9 min, Digital, 14 anos + Teoria da Conquista (1991), EUA, 18 min, Digital, 14 anos + Surviving Desire (1992), EUA, 53 min, Digital, 14 anos + sessão comentada Introdução ao Cinema de Hal Hartley, com o curador Leonardo Luiz Ferreira

25 de janeiro (quinta-feira)

17h – Amateur (1994), EUA/França/Reino Unido, 105 min, Digital, 16 anos

19h – Ned Rifle (2014), EUA, 85 min, Digital, 16 anos

26 de janeiro (sexta-feira)

14h – The New Math(s) (2000), EUA/Reino Unido, 15 min, Digital, 12 anos + My America (2014), EUA, 77 min, Digital, 16 anos

16h – As Confissões de Henry Fool (1997), EUA, 137 min, Digital, 16 anos

18h30 – The Other Also (1997), EUA, 7 min, Digital, 14 anos + The Sisters of Mercy (2004), EUA, 17 min, Digital, 14 anos + O Livro da Vida (1998), EUA/França, 63 min, Digital, 16 anos + sessão comentada Música e personagens femininos em Hartley, com a crítica de cinema Raphaela Ximenes de Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema

27 de janeiro (sábado)

13h – AULA I – Curso Introdução Básica ao Roteiro Cinematográfico, com o roteirista Sylvio Gonçalves

17h15 – Beatrice e o Monstro (2001), EUA/Islândia, 102 min, Digital, 14 anos

19h15 – The Girl from Monday (2005), EUA, 84 min, Digital, 16 anos

28 de janeiro (domingo)

14h – Opera No. 1 (1994), EUA, 8 min, Digital, 14 anos) + NYC 3/94 (1994), EUA, 9 min, Digital, 14 anos + Kimono (2001), Alemanha, 28 min, 14 anos + Meanwhile (2011), EUA, 59 min, Digital, 14 anos

16h – The New Math(s) (2000), EUA/Reino Unido, 15 min, Digital, 12 anos + My America (2014), EUA, 77 min, Digital, 16 anos

18h – Fay Grim (2006), Alemanha/EUA/França, 118 min, Digital, 14 anos

30 de janeiro, (terça-feira)

15h – The Girl from Monday (2005), EUA, 84 min, Digital, 16 anos

17h – Ned Rifle (2014), EUA, 85 min, Digital, 16 anos

19h – Simples Desejo (1993), EUA/Itália/Reino Unido, 105 min, Digital, 14 anos

31 de janeiro (quarta-feira)

16h – The Other Also (1997), EUA, 7 min, Digital, 14 anos + The Sisters of Mercy (2004), EUA, 17 min, Digital, 14 anos + O Livro da Vida (1998), EUA/França, 63 min, Digital, 16 anos

18h – Confiança (1990), EUA/Reino Unido, 107 min, Digital, 14 anos + sessão comentada O Cinema Independente Americano anos 80 e 90, com o crítico de cinema de Marcelo Janot

1 de fevereiro (quinta-feira)

15h – Fay Grim (2006), Alemanha/EUA/França, 118 min, Digital, 14 anos

17h15 – Opera No. 1 (1994), EUA, 8 min, Digital, 14 anos) + NYC 3/94 (1994), EUA, 9 min, Digital, 14 anos + Kimono (2001), Alemanha, 28 min, 14 anos + Meanwhile (2011), EUA, 59 min, Digital, 14 anos

19h15 – Ambição (1991), EUA, 9 min, Digital, 14 anos + Teoria da Conquista (1991), EUA, 18 min, Digital, 14 anos + Surviving Desire (1992), EUA, 53 min, Digital, 14 anos

2 de fevereiro (sexta-feira)

16h – Confiança (1990), EUA/Reino Unido, 107 min, Digital, 14 anos

18h – A Incrível Verdade (1989), EUA, 90 min, Digital, 14 anos + debate O Cinema de Hal Hartley, com o curador Leonardo Luiz Ferreira, a crítica de cinema Susana Schild e o cineasta José Joffily

3 de fevereiro (sábado)

13h – AULA II – Curso Introdução Básica ao Roteiro Cinematográfico, com o roteirista Sylvio Gonçalves

17h15 – Flerte (1995), Alemanha/EUA/Japão, 85min, Digital, 14 anos

19h – Amateur (1994), EUA/França/Reino Unido, 105 min, Digital, 16 anos

4 de fevereiro (domingo)

14h – Beatrice e o Monstro (2001), EUA/Islândia, 102 min, Digital, 14 anos

16h – A Incrível Verdade (1989), EUA, 90 min, Digital, 14 anos

18h – As Confissões de Henry Fool (1997), EUA, 137 min, Digital, 16 anos

  • Serviço:
  • Mostra O Cinema de Hal Hartley
  • Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
  • Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
  • Telefone: (21) 3980-3815
  • Data: de 23 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018 (terça-feira a domingo)
  • Horários: Consultar programação
  • Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
  • Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
  • Bilheteria:  terça-feira a domingo, das 13h às 20h
  • Classificação indicativa: Consultar Programação
  • Acesso para pessoas com deficiência
  • Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

By

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *